Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ligas

Bom, por esse ano minhas ligas já estão escolhidas. Doenças Infecciosas e Parasitárias, Acupuntura e Neurocirurgia. Ah como é bom não ter que me preocupar mais com cursos de uma semana e concorrentes disputando uma ou duas vagas comigo. E eu sei que as três parecem não ter nada a ver entre si, mas se você pensar bem, não espera, elas não tem nada a ver mesmo. Mas até que faz sentido: uma liga clínica para eu não virar um monstro sem coração, uma cirúrgica e uma alternativa/aleatória.

Na DIPA, continuamos com aulas semanais e duas práticas por mês, uma no hospital e uma no ambulatório. É minha chance de treinar uma anamnese, mas por enquanto ainda prefiro ficar só olhando e deixar essa parte com os veteranos. De vez em quando fazemos alguma prática mesmo, como os exames físicos. E os casos são sempre interessantes, algum paciente com alguma doença que eu nunca ouvi falar, mas que posso contrair só de andar pela rua.

Na liga de Acupuntura, por enquanto só tivemos aulas teóricas. Mas amanhã mesmo já vou no PA assistir algumas consultas milagrosas. No PA, eles usam só uma ou duas agulhas, geralmente em pessoas que chegam reclamando de dor. A velhinha chega que não consegue nem se mover e sai direto pro Circo du Soleil.

E por último a liga mais recente, de Neurocirurgia. Só tivemos duas aulas, com dois casos clínicos. Hemorragia subaracnoidea e meningioma com III NC completo. Só de ler já dá vontade de estar no centro cirúrgico... Infelizmente, ainda não dividiram os horários dos plantões. Aliás, faremos "plantões" de 12 horas, seguindo algum residente pelo hospital.
Quem sabe eu dou sorte e pego o plantão de domingo à noite, assim já posso ir direto pra aula na segunda de manhã, economizo andar três quadras.


0 comentários:







Postar um comentário