Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Plantão NCR

Domingo foi o dia do meu primeiro plantão da liga de Neurocirurgia. Deveria ter sido sábado, mas como a família estava aqui eu consegui trocar para domingo, começando 7:00 e terminando 19:00 (sim, doze horas!).
Apesar de passar pelo hospital com certa frequência, normalmente é só como um atalho para algum anfiteatro. Então inicialmente eu não tinha muita ideia de onde ir, só tinha um telefone do residente (R1) e precisei ligar e descobrir onde ir.

O dia começou com uma troca dos residentes, o que foi bem útil porque eles discutiram todos os casos sob responsabilidade deles e eu não fiquei tão perdido. Logo chegou também uma interna (5º ano), então eu não era mais o único sem entender a discussão. A maioria dos casos eram de acidentes (quedas, acidentes de carro ou moto, atropelamentos), com pacientes no PS precisando de uma avaliação da NCR.

Essa foi a rotina de praticamente toda a manhã. Ver pacientes, pedir tomografias, algumas prescrições... a cirurgia de coluna cervical que eu achei que ia ver acabou ficando pra madrugada, porque os materiais iam demorar cinco horas para ficarem prontos. Mas um pouco depois do almoço (um sanduíche, comendo andando) acabou tendo uma de um senhor comum hematoma sub-dural crônico. A cirurgia foi feita quase inteira pelo R1, que eu realmente achava que não fazia nada... Já deu pra se animar mais um pouquinho. Pena que foi tão rápida, deve ter durado um pouco mais que uma hora, isso porque a sedação demorou.

Depois foi só mais visitas em vários pacientes. Teve muitas coisas legais, de manhã também, mas não dá pra ficar descrevendo a história inteira de todos os pacientes.
E treze horas depois eu chego em casa, com a perna acabada e bolha no pé. o/


0 comentários:







Postar um comentário