quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hiato suíno e o drama da Saúde Coletiva.

Assim, eu acho que todos ficaríamos mais felizes se fingirmos que eu não fiquei todo esse tempo sem escrever por preguiça, combinado? Então se alguém perguntar, nós estávamos de férias até agora por causa da Influenza A (H1N1, gripe da porcada, fim do mundo, chamem do que quiserem). Realmente, depois de apenas 3 dias de aula, nós tivemos uma semana a mais de férias devido a esse probleminha.

Mas enfim voltamos, felizes e ansiosos por um novo semestre cheio de novidades espetaculares pela frente. HA-HA. Continuamos com as matérias básicas do semestre anterior mas também começamos algumas novas: Saúde Coletiva, Psicologia Médica (Psicomed), Suporte Básico de Vida (SBV) e Introdução às Técnicas Básicas (ITB).

Seguindo a ordem citada, comecemos pelo começo =).
Saúde Coletiva I: Saúde e Adoecimento. Acredito que o nome chique e completo é esse ou alguma coisa muito parecida. Achei que ia ser uma matéria muito chata, com textos desnecessários e relatórios quilométricos para fazer. E como sempre eu estava certo.

Essa matéria consiste basicamente em algumas discussões teóricas sobre atendimento básico, tentando nos convencer de como isso é importante para não atolar os hospitais de pessoas que na verdade não deveriam estar lá. Também aprendemos a diferença de uma Unidade Básica de Saúde tradicional e uma com o Programa de Saúde da Família, onde basicamente há uma equipe multidisciplinar que visita as famílias da comunidade e garante que eles não estão morrendo.

Na parte prática, nós visitamos esses lugares e a própria comunidade. Eu, por exemplo, vou no Jardim Lourdes e visito a região com a agente de saúde Simone. Sempre fazendo anotações e mais anotações, pois precisamos montar um portfólio contando nossa vida por lá. Ah, também precisamos descobrir alguma situação-problema no sistema de saúde (difícil não?) e achar uma solução. Mas pelo menos é uma chance de usarmos nossos jalecos fora do laboratório de anatomia e sermos confundidos com algum médico de verdade.

Palavras-chave da disciplina: UBS, PSF, portfólio, situação-problema, portfólio, ônibus às 7:30, portfólio, textos 1-8, portfólio.

[interna]O professor da Mônica devia ser mandado embora![/interna]


0 comentários:







Postar um comentário